Blog de Leticia Azen

SUPLEMENTAÇÃO PROTÉICA NO ESPORTE: O QUE HÁ DE NOVO?

- Existem poucos estudos com atletas de endurance ou sujeitos experientes no treino de força;

- Suplementos poderão ser utilizados quando as necessidades protéicas não forem satisfatoriamente supridas pelas fontes alimentares habituais;

- As quantidades recomendadas de proteína devem ser distribuídas em 4 a 6 refeições por dia contendo cerca de 20 a 40g de proteína;

- A ingestão após os treinos e antes de dormir ainda deve ser privilegiada;

- As proteínas intactas devem ser priorizadas em detrimentos aos aminoácidos;

QUATRO DICAS DE ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS-TREINO

Tanto atletas de alto rendimento, quanto praticantes de exercícios, como ciclismo, corrida e natação, procuram formas de melhorar seu desempenho, reduzir dores musculares, retardar a fadiga, aumentar a massa muscular e acelerar a recuperação. Uma das formas de atingir esses objetivos é a nutrição esportiva. Confira algumas dicas de alimentação para antes, durante e depois dos treinos.

QUE TAL UMA CERVEJINHA APÓS OS TREINOS?

Acabo de ler uma reportagem sobre a "Corrida do Homem" na qual será ofertada cerveja regional artesanal e de baixo teor alcoólico. O que vocês acham? Segundo os organizadores, esta ideia já foi colocada em prática em eventos internacionais, como a maratona de Berlim. Além disso, seria uma ótima opção devido à composição da cerveja e à socialização que ela proporcionaria, mas sugerem que seja ingerida com moderação. QUEM CONSEGUE DEFINIR O CONCEITO DE MODERAÇÃO? Complicado, né?

PARA EMAGRECER BASTA REALIZAR DÉFICIT ENERGÉTICO?

Quantas pessoas vocês conhecem que já fizeram inúmeras dietas e não conseguem permanecer magras? Como em geral acreditam que basta comer menos (quantitativa e não qualitativamente), eu traria à tona algumas reflexões:
- você está engajado em uma rotina regular de exercícios físicos? 
- recebe orientação qualificada de um professor de Educação Física para avaliação quanto à eventual necessidade de alteração e/ou ajuste da sua rotina de exercícios?

QUANDO REALIZAR A REPOSIÇÃO DE SÓDIO DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA?

Tenho muitos alunos atendendo atletas de Endurance e me questionando sobre a reposição de sódio. De acordo com o posicionamento do Colégio Americano de Medicina do Esporte (2016), o sódio deve ser reposto durante o exercício físico quando houver grande produção de suor (>1,2L/h) ou de “suor salgado” ou quando os treinos durarem mais de 2h.

BARRA VERDADEIRAMENTE PROTEÍCA?

Recentemente me questionaram sobre se seria “legal” uma “ProteinBar” conter mais carboidratos do que proteínas em sua composição, por isso resolvi compartilhar minha opinião com vocês também. Quando isso acontece o produto em questão não poderia ser registrado como “Suplemento Proteico”, de acordo com a legislação que regulamenta os “Suplementos para Atletas” (RDC no 18 de 27/04/10). 

Entretanto, isso não quer dizer que o produto não possa ser utilizado por aqueles que desejarem complementar proteínas nas pequenas refeições. 

Páginas