QUANDO REALIZAR A REPOSIÇÃO DE SÓDIO DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA?

  • 9 September 2017
  • admin

Tenho muitos alunos atendendo atletas de Endurance e me questionando sobre a reposição de sódio. De acordo com o posicionamento do Colégio Americano de Medicina do Esporte (2016), o sódio deve ser reposto durante o exercício físico quando houver grande produção de suor (>1,2L/h) ou de “suor salgado” ou quando os treinos durarem mais de 2h.

Desta forma, a maioria dos praticantes de atividade física poderia ficar despreocupada quanto a esta reposição. Entretanto, em rotinas de atletas em preparação para provas longas, contínuas (mais de 2h de duração) ou realizadas em climas quentes há que se planejar e testar disponíveis estratégias em treinos e competições. 

Existem no mercado, por exemplo, diversos produtos que fornecem de 250 a 350mg de sódio por unidade (habitualmente em cápsulas), entretanto estas quantidades também podem ser alcançadas quando se administra “Suplementos Hidroeletrolíticos” associados (ou não) a alimentos fonte. Pode parecer bobeira, mas muitos atletas “quebram” em provas por causa desta deficiência, mesmo quando conseguem manter adequadas estratégias de reposição de energia, portanto, se você for atleta e estiver sem acompanhamento nutricional, não perca tempo!

 A Nutrição Esportiva poderá fazer ainda muito mais por você!