O leite "corta" o efeito da whey protein?

  • 8 April 2015
  • Leticia Azen

Este é um assunto bastante recorrente (e talvez um pouco batido), mas vamos lá…

Como todos sabem Whey Protein é a proteína do soro do leite, portanto é estranho acreditar que ao mistura-la no leite seu efeitos seriam eliminados, concordam? De onde vem esta teoria? Nunca descobri a origem…

Eu devo confessar que já prescrevi Whey Protein para muitas pessoas misturada ao leite, considerando que esta mistura aumentaria a oferta de proteína e tornaria a preparação bem mais palatável para alguns. Entretanto, os anos foram passando e com eles novos estudos foram sendo publicados e eu me tornei mais reflexiva sobre esta combinação…

Continuo não acreditando que o leite "corte" o efeito da Whey, mas poderá tornar a digestão do "shake" mais lenta, o que poderia ser "prejudicial" aos que investem alto($) nas versões hidrolisadas (já digeridas).

Mas será que vale tanto a pena o investimento em proteína hidrolisadas? De fato, já existem alguns poucos estudos mostrando superioridade das proteínas hidrolisadas em comparação com as proteínas intactas no que se refere a um maior estímulo à síntese protéica, mas, vale destacar, que este efeito pode ser pouco relevante se fizermos a conta do "custo benefício" para a maioria dos sujeitos "candidatos" ao uso do suplemento proteíco, especialmente os iniciantes,…

Vale ressaltar tb que estes estudos muitas vezes não nos permitem extrapolações práticas, visto que a maioria costuma avaliar os efeitos agudos da ingestão protéica associada a treinos de força limitados a execução de 2 únicos aparelhos (classicamente leg press e cadeira extensora),…

Conclusão, ainda pairam muitas dúvidas.

Conforme já sugeri outras vezes, veja com seu Nutricionista:

  1. Se vc precisa de suplementos;
  2. Qual a fonte de proteína que ele acha mais adequada;
  3. Qual melhor horário para o seu uso;
  4. Se vc deverá consumi-la pura ou associada a outros nutrientes.

Bons treinos e até a próxima!