Por que algumas pessoas fazem uso de whey protein + bcaa após os treinos?

  • 8 April 2015
  • Leticia Azen

Conforme já destaquei em posts anteriores, algumas pessoas podem se beneficiar de uma adequada ingestão de proteína após os treinos, com objetivo de otimizar a recuperação e/ou hipertrofia muscular. Mediante a necessidade de optar-se pelo suplemento (MAS JAMAIS COMO REGRA GERAL), a Whey Protein aparece em destaque no cenário científico, especialmente por conter em sua estrutura quantidade mais elevada de aminoácidos essenciais (aqueles que o nosso organismo não é capaz de produzir), dos quais destaca-se a leucina (um dos aminoácidos de cadeia ramificada), visto que este estaria relacionado, dentre outras funções, à estimulação da síntese protéica…

Considerando-se o que acabo de descrever e lembrando que BCAA é a sigla utilizada para designar os aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), qual seria a lógica de acrescentar BCAA a um "shake" contendo Whey Protein? Questionável, não acham?

Alguém poderia então me perguntar: "bastaria escolher entre a Whey Protein e o BCAA?"
A resposta seria: "depende, pois seria necessário analisar a quantidade de leucina em cada um dos produtos...".
E outra pergunta poderia surgir: "mas e se conseguíssemos equiparar, tanto faz?"

CONTINUO ACHANDO QUE NÃO, uma vez que acredito que PARA QUE O PROCESSO DE HIPERTROFIA MUSCULAR POSSA OCORRER DE FORMA EFICIENTE, NÃO BASTA ESTIMULAR A SÍNTESE PROTEÍCA (algo que poderia ser alcançado mediante a ingestão de quantidades adequadas de Leucina), MAS TAMBÉM SE FAZ NECESSÁRIO INGERIR QUANTIDADES SUFICIENTES DE OUTROS AMINOÁCIDOS (o que seria possível mediante o consumo de Whey Protein ou tantas outras proteínas).

Conclusão, mais uma vez, venho alertar quanto à necessidade de se usar suplementos de forma "consciente".

SERÁ QUE VC ESTÁ USANDO PRODUTOS EXCESSIVAMENTE?

PROCURE UM NUTRICIONISTA ANTES DE ENTRAR EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS, OK? 

Um abraço e até a próxima.