VOCÊ CONHECE ALGUM VEGETARIANO SEM ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL?

  • 23 November 2016
  • admin

Cada vez mais tenho atendido vegetarianos, o que não saberia informar se trata-se de uma coincidência ou uma tendência...

O que me fez escolher este tema foi o fato de ter recebido um homem adepto ao vegetarianismo, há mais de 20 anos, sem jamais ter buscado orientação nutricional especializada.

Ele estava com deficiência de vitamina B12, já que ela é essencialmente obtida em alimentos de origem animal. Para quem não sabe, nestes caso pode-se estar com um tipo específico de anemia.

Relatou também muita flacidez e dificuldade de ganho de massa muscular, o que prontamente pude compreender, visto que ele apresentava um significativo déficit energético e protéico.

Estava também com déficit importante de vitamina C, pois engana-se quem pensa que todo vegetariano come frutas e vegetais em quantidades suficientes. Nem sempre! Isso pode ser reflexo de comprovados maus hábitos alimentares ou falta de orientação, mas também vejo que muitos fazem lanches com mais frequência, em detrimento às refeições convencionais, frente às dificuldades relatadas para encontrarem bons restaurantes. 

A meu ver a dieta vegetariana não é sinônimo de deficiência/carência ou impossibilidade de bom desempenho ou aprimoramento da estetica, aliada à prática de exercícios físicos. Citei o caso para alertar para a importância de se PROCURAR UM NUTRICIONISTA SEMPRE QUE SE DESEJAR (OU PRECISAR) REALIZAR QUALQUER EXCLUSÃO DEFINITIVA DE UM OU MAIS ITENS DA ALIMENTAÇÃO.

Até a próxima!