Você substituiria uma refeição por um shake?

  • 8 April 2015
  • Leticia Azen

Amigos, fiquei sabendo que este tema foi levantando recentemente em uma grande emissora e notei que vários amigos Nutricionistas estão indignados… Para quem não assistiu, eu vou resumir: 2 renomados médicos foram questionados a respeito da substituição de refeições por shakes e eles demonstraram não serem contrários à ideia.

O que eu penso a respeito deste assunto?

Acho muito perigoso que pessoas passem a adotar este tipo de estratégia sem um acompanhamento personalizado paralelo, uma vez que:
a) nem todos os shakes fornecerão em sua composição todos os nutrientes que precisamos;
b) eles não promoverão mudança de hábito alimentar, pois dificilmente serão tolerados muito tempo e tão logo a pessoa retorne à eventual inadequação alimentar anterior irá resgatar o peso perdido, se for o caso;
c) se houve a inclusão do shake em uma horário no qual a pessoa não costumava comer ou mesmo se ela não fizer outras compensações, não haverá o tão almejado emagrecimento...

Entretanto, se forem prescritos por um Nutricionista dentro de um plano alimentar personalizado não podemos criticar, pois cada profissional sabe (ou deveria saber) o que está fazendo. Ele pode, por exemplo, prescrever um shake de sua confiança e com composição adequada para atender às necessidades noturnas de uma pessoa que chega tarde em casa, muito cansada e costuma abrir um pacote de biscoito… Posteriormente, tenta trabalhar a introdução de uma alimentação mais saudável… Conclusão, existem muitas possibilidades, mas todas devem ser acompanhadas e planejadas por um profissional habilitado.

Além disso, é preciso reforçar (o que não me parece ter ocorrido em tal programa) que normalmente SÃO OS NUTRICIONISTAS OS PROFISSIONAIS MAIS CAPACITADOS PARA ELABORAR PLANOS ALIMENTARES INDIVIDUALIZADOS, os quais irão garantir a preservação da saúde e a obtenção de resultados permanentes.

Portanto, A SUBSTITUIÇÃO DE REFEIÇÕES POR SHAKES PODERÁ REPRESENTAR UM RISCO OU NÃO GERAR OS RESULTADOS ALMEJADOS, SE NÃO FOR ACOMPANHADA POR UM ESPECIALISTA. CUIDADO!

Um abraço e até a próxima.