Avaliação da Composição Corporal
A avaliação da composição corporal é fundamental para podermos acompanhar os resultados especialmente relacionados à estética: ganho de massa magra e/ou redução do percentual de gordura.
Quando por utilizar índices mais simplificados, como o IMC, aumentamos a margem de erro, já que pessoas pesadas não estariam necessariamente com mais adiposidade (gordura) corporal.
Em pesquisa costumamos aplicar técnicas consideradas padrão ouro de referência, mas, na prática em consultório conseguimos utilizar métodos duplamente indiretos como a Antropometria e a Bioimpedância.
Eu prefiro utilizar primeiramente a Antropometria por confiar mais nos resultados obtidos, especialmente porque precisamos controlar menos variáveis previamente à avaliação para redução da margem de erro. Em geral, realizo várias medidas de circunferência e dobas cutâneas que me permitam compará-las entre si e também estimar o percentual de gordura. Mas, se ainda sim você desejar utilizar a Bioimpedância, ela também poderá fazer parte da sua avaliação. Além disso, caso você deseje uma avaliação mais completa pelo método Isak (International Society for the Advancement of Kinanthropometry), mais medidas, incluindo os diâmetros ósseos, serão obtidas.
Para os atendimentos online serão solicitadas medidas simples e facilmente obtidas em sua casa e, de forma completar, algumas fotos.