Deseja tomar um termogênico?

  • 18 August 2015
  • Leticia Azen

Quase sempre me perguntam sobre o uso de termogênicos antes dos treinos, portanto resolvi redigir aqui o que penso a respeito.

Na busca por resultados saudáveis e definitivos procuro estimular que as pessoas optem apenas por mudanças de hábito alimentar aliadas à prática regular de exercícios físicos, sem agregarem "artifícios" extras que possam mexer com o metabolismo e/ou causar dependência... Conclusão, não recomendo em geral. Entretanto, quando encontro a necessidade de sugerir um "estimulante" para situações ocasionais, penso frequentemente na Cafeína.

A Cafeína é a substância "termogênica" aprovada pela Anvisa para compor os "Alimentos para Atletas" (resolução número 18, publicada em 27/04/10)

De acordo com as revisões de literatura mais atuais, além de contribuir para uma maior "queima" de gordura e disponibilidade de energia, a Cafeína também pode:

1. Auxiliar na melhora do desempenho físico, especialmente quando utilizada para sustentação do exercício de resistência máximo até a exaustão, além de ser benéfica para praticantes de esportes intermitentes de longa duração (ex. futebol);

2. Aumentar o estado de alerta;

3. Diminuir a fadiga mental e a percepção de esforço durante o exercício físico;

4. Melhorar a concentração e a memória.

Mas cuidado! Procure um Nutricionista antes de iniciar a utilização da Cafeína, visto que doses muito elevadas (o que depende da tolerância individual) podem causar alguns efeitos colaterais como taquicardia, insônia, tremors, ansiedade,…

TEM CERTEZA QUE VALE A PENA?

Até a próxima! ;)