Você conhece o pentatlo moderno

  • 18 August 2015
  • Leticia Azen

Quando comento com algumas pessoas sobre Pentatlo Moderno habitualmente escuto: "Mas que esporte é esse? O atleta nada, corre, pedala e... o que mais pratica?". Não é bem assim, pois não há o ciclismo, por exemplo.

O pentatlo moderno é um esporte olímpico praticado por homens e mulheres, individualmente ou em equipes, composto por cinco modalidades diferentes: esgrima + natação + hipismo + combinado de tiro esportivo e corrida. As competições desta modalidade, costumam durar cerca de 8 a 10h e vence o atleta que tiver o melhor desempenho e somar mais pontos em todas as modalidades.

Para conhecer mais sobre a competição e as características de cada uma das etapas, sugiro acessar o link a seguir: http://www.pentatlo.org.br/pm_modalidades.php

O planejamento alimentar destes atletas é bastante desafiador, visto que não existe literatura científica a respeito. Além disso, trata-se de um esporte misto quanto à bioenergética, visto que em alguns momentos eles desempenham um esforço intenso com a frequência cardíaca bastante elevada, muitas vezes treinam a resistência aeróbica, também precisam concentra-se para movimentos precisos,...

Quanto de energia oferecer? Qual a distribuição ideal dos macronutrientes? Qual a composição corporal que o atleta deve atingir? Já tenho as respostas? Não, mas continuo buscando.