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É PRECISO PASSAR FOME PARA EMAGRECER?

  • 6 March 2017
  • Leticia Azen

Não desejo que todos concordem comigo, mas vou compartilhar com vocês o que penso sobre este tema, com base na minha experiência prática em consultório.
No âmbito da Nutrição Esportiva quase sempre se torna inadequada a aplicação de restrições energéticas acentuadas visando a redução do percentual de gordura. Isso porque corre-se o risco, por exemplo, de gerar uma queda no desempenho físico. Toda vez que eu ouço que alguém está deixando de treinar porque está fraco ou com fome me pergunto: de que estaria adiantando esta dieta? Algo tão óbvio, mas ainda bastante recorrente.

O que penso sobre a "dieta paleolítica"

  • 18 August 2015
  • Leticia Azen

Ontem recebi uma mensagem de pessoa interessada em marcar consulta comigo, desde que eu prescrevesse a "dieta paleolítica", por isso me inspirei para dividir com vocês algumas reflexões.

Jamais irei intitular minha conduta, pois muitas destas dietas da moda trazem sugestões generalizadas e que muitas vezes propõem padrões alimentares que podem induzir a carências nutricionais, mas especialmente porque trabalho com SUGESTÕES INDIVIDUALIZADAS, SUSTENTÁVEIS (QUE REALMENTE PROMOVAM HÁBITOS ALIMENTARES) E QUE SEJAM PROMOTORAS DE MELHORA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO.

Que tal um chá neste friozinho?

  • 18 August 2015
  • Leticia Azen

Aqui no Rio de Janeiro observamos uma predileção natural às bebidas geladas por causa do clima. Entretanto, como finalmente conseguimos tirar os casacos do armário, tenho sido questionada a respeito do uso de chás. Acho uma excelente ideia!

As propriedades benéficas de diferentes ervas dependem da extração do princípio ativo a qual sofre influência, por exemplo, da forma de preparo e pureza da matéria prima. Sendo assim,  fica difícil precisar qual seria a quantidade necessária diariamente e em quanto tempo sentiríamos os benefícios.

A importância do mineral ferro para o desempenho físico

  • 18 August 2015
  • Leticia Azen

Você sabia que alguns minerais são fundamentais para o bom desempenho físico? Um bom exemplo é o ferro, cuja ingestão costuma ser deficiente, especialmente por pessoas que buscam consumir menos carnes vermelhas, na tentativa de reduzir a quantidade de gordura nociva à saúde.

O ferro é um mineral importante para a síntese de hemáceas as quais são responsáveis pela distribuição do oxigênio nas células. Quando há uma menor chegada de oxigênio, a produção de energia fica deficiente, por isso os sintomas de cansaço (anemia) são tão frequentes.

Deseja tomar um termogênico?

  • 18 August 2015
  • Leticia Azen

Quase sempre me perguntam sobre o uso de termogênicos antes dos treinos, portanto resolvi redigir aqui o que penso a respeito.

Na busca por resultados saudáveis e definitivos procuro estimular que as pessoas optem apenas por mudanças de hábito alimentar aliadas à prática regular de exercícios físicos, sem agregarem "artifícios" extras que possam mexer com o metabolismo e/ou causar dependência... Conclusão, não recomendo em geral. Entretanto, quando encontro a necessidade de sugerir um "estimulante" para situações ocasionais, penso frequentemente na Cafeína.

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